NLS: o indicador que mensura o amor entre consumidor e marcas

Conheça as Marcas mais Amadas do Brasil em 2019
8 de outubro de 2019
A transformação digital como fator de inovação aliada a estratégias de interação com o consumidor: a história da Seara.
21 de outubro de 2019
Ver todos

NLS: o indicador que mensura o amor entre consumidor e marcas

O comportamento do consumidor e todas as transformações propostas pelas suas influências, regem o mercado. O estudo que, elege as Marcas Mais Amadas do Brasil, é realizado com o objetivo de identificar as marcas que os consumidores brasileiros criam laços tão fortes, comparados com o amor. 

Para a edição de 2019, o Grupo Padrão escolheu a eCGlobal Research Solutions, pioneira em lançar uma rede social que visa ouvir e compreender o consumidor com base na sua opinião e experiência de consumo, a eCGlobal.com, fazendo o uso da inteligência ágil para o mercado, para coordenar, executar a pesquisa provendo dados e insights, e assim, eleger as Marcas mais Amadas do Brasil.

Sobre o estudo

Foram realizadas mais de 2.000 entrevistas, com homens e mulheres, de 18 a 54 anos, das Classes A, B e C, em todas as regiões do país. Cada entrevistado avaliou uma média de quatro a cinco categorias das nove incluídas no estudo, que englobaram 37 segmentos de mercado.

Foi desenvolvido um indicador exclusivo, por Adriana Rocha, CEO da eCGlobal Research Solutions, o Net Love Score (NLS). O seu cálculo, que pode variar entre -100 e +200 pontos, tem como base os seguintes critérios: 

  • Intensidade do amor:
  • Lealdade:
  • Preferência entre as marcas:
  • Amplitude:
  • Fidelidade: 

Além do NLS, foi realizada uma análise qualitativa do impacto de 28 fatores, nos quais os entrevistados atribuíam notas de 0 a 10, como por exemplo:

  • É uma marca que combina comigo;
  • É uma marca que faz parte da minha vida;
  • É uma marca que eu sigo.

A partir destas informações, compreendemos como é construída a conexão entre cliente e marca, além de identificar quando o consumidor decide amar um produto, o peso deste amor na jornada de compra e o quanto pode influenciar inclusive outras gerações. Portanto, as empresas que têm como valores o respeito, qualidade, atitude inspiradora e sinceridade, são aquelas que se projetam para o público, inovando e se inserindo na vida das pessoas. 

As 10 Marcas eleitas as Mais Amadas do Brasil foram:

  1. Nestlé
  2. Whatsapp
  3. Netflix
  4. Coca-Cola
  5. Youtube
  6. Lacta
  7. Garoto
  8. Havaianas
  9. Nike
  10. McDonald’s

A marca eleita a mais Amada do Brasil, segundo o ranking global foi a Nestlé.

As Marcas eleitas as Mais Amadas por segmento foram:

  1. Alimentos – Carnes e Derivados: Sadia
  2. Alimentos – Laticínios: Parmalat
  3. Alimentos – Snacks e Aperitivos: Doritos
  4. Aplicativos de Hospitalidade: Booking.com
  5. Aplicativos de Mobilidade: Uber
  6. Artigos Esportivos: Nike
  7. Automóveis: Fiat
  8. Bancos: Itaú
  9. Bancos Digitais: Nubank
  10. Bandeiras de Cartão de Crédito: Visa
  11. Bebidas – Cervejas: Heineken
  12. Bebidas – Refrigerantes: Coca-Cola
  13. Calçados: Havaianas
  14. Celulares: Samsung
  15. Chocolates: Nestlé
  16. Companhias Aéreas: Latam
  17. Construtoras e Incorporadoras: Cyrela
  18. Cosméticos: O Boticário
  19. e-Commerce: Americanas
  20. Eletrodomésticos: Samsung
  21. Farmácias: Ultrafarma
  22. Fast Food: McDonald’s
  23. Fintechs: Mercado Pago
  24. Hipermercado e Supermercado: Carrefour
  25. Lojas de Departamento – Vestuário: C&A
  26. Motos: Honda
  27. Notebooks: Samsung
  28. Operadora de Banda Larga: Vivo
  29. Operadora de Celular: Vivo
  30. Plataforma de Investimento: Rico
  31. Portais de Internet: G1
  32. Postos de Combustíveis: Ipiranga
  33. Redes Sociais: Whatsapp
  34. Seguros de Automóveis: Itaú
  35. Seguros e Planos de Saúde: Porto Seguro
  36. Serviços de Streaming: Netflix
  37. Tv por Assinatura: Sky

Como seres humanos, tomamos muitas decisões em nosso dia-a-dia de forma emocional, na maioria das vezes, de forma inconsciente. Dessa forma, cultivar o vínculo emocional com o consumidor, e fortalecer o amor à marca tem uma grande importância no momento da decisão de compra. Vale à pena ressaltar que o peso desse vínculo emocional na decisão de compra pode variar de categoria a categoria. Por exemplo, a categoria “Chocolates” tem Net Love Scores bem mais altos do que categorias como Operadoras de celular, ou Bancos.”  Adriana Rocha – CEO da eCGlobal Research Solutions

Drivers do Amor

De acordo com as análises que demonstraram quais as motivações que criam e fortalecem esse sentimento, ao ponto de uma marca se tornar indispensável em sua vida, temos: 

  • A qualidade é essencial: por mais que a marca seja criativa em trabalhar os seus canais para estar mais próximo do seu público, um produto ruim poderá comprometer o relacionamento.
  • Busca por credibilidade: esta é a segunda maior preocupação do consumidor. Enquanto que para as empresas consolidadas e com muito tempo no mercado, geralmente oferecem uma estrutura de suporte melhor, as de menor tamanho precisam lidar com este desafio e desenvolver a relação de confiança.
  • Uma relação de longo prazo: o consumidor, geralmente, escolhe as empresas que têm maior longevidade, mais tempo no mercado e, consequentemente, se mantêm relevantes, lançando novos produtos, o que torna mais propícia a sua fidelização.
  • Cliente satisfeito: alcançar a satisfação do cliente proporciona o fortalecimento da relação. Inclusive é um dos fatores mais importantes para que o cliente retorne para uma nova compra e indique outras pessoas. 
  • Maior protagonismo ao consumidor: muito além de consumir, o cliente deseja participar de forma mais ativa da criação de produtos / serviços. esta é uma ótima oportunidade para as marcas, como um diferencial competitivo.

Entendemos que o elo entre cliente e marca é um laço muito além da relação de confiança. São diversos micro momentos a partir da publicidade, seja comercial ou por indicação, passando por toda a jornada de compra, até que aquela demanda se renove. E é exatamente neste momento que pode ser identificado o estágio do sentimento sob a ótica do consumidor, a partir da experiência vivenciada.

Ao mesmo tempo, podem ser destacados alguns cenários: as marcas mais amadas, as indiferentes e as reprovadas. A eCGlobal desempenha esse papel consultivo, através dos insights coletados, auxiliando a avaliar os impactos, compreender as causas, além de criar indicadores de performance para que as empresas possam transformá-los em oportunidades e se manter no mercado com um diferencial competitivo. 

Para maiores informações, visite o site do Projeto Marcas Mais Amadas do Brasil.